Liquidez é a possibilidade que você tem para resgatar o dinheiro que investiu. Essa é uma característica presente em todos os investimentos e o investidor pode definir se vai escolher uma aplicação com liquidez diária ou com liquidez no vencimento.

Liquidez diária está presente nos investimentos em que você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento sem nenhuma multa. Exemplos: títulos do Tesouro Direto, alguns CDBs, robôs de investimento e alguns fundos.

Liquidez no vencimento está presente nos investimentos em que o seu dinheiro só pode ser retirado no dia em que ficou definido. Caso você queira retirar antes disso, vai ter que pagar alguma multa, perder a rentabilidadee ou, em alguns casos, nem é possível retirar – o dinheiro fica "preso". Exemplos: LCIs, LCAs, RDBs, LCs, alguns fundos e etc.

Vale dizer que os investimentos com liquidez diária rendem menos do que os investimentos com liquidez no vencimento.

O processo ideal é criar uma reserva de emergência que fique investida em aplicações com liquidez diária. Depois disso, vale a pena aproveitar a rentabilidade das aplicações com liquidez no vencimento para ganhar mais dinheiro.

Encontrou sua resposta?