O Tesouro Direto é a modalidade de investimento mais segura do Brasil, mas, sim, existem riscos ao investir. Você pode cair na "pegadinha" da liquidez e acabar perdendo dinheiro nos títulos públicos.

No Tesouro Direto, você pode resgatar o seu dinheiro em qualquer momento antes do vencimento (liquidez diária). Mas cuidado! Os valores de venda dos títulos do Tesouro Direto e suas respectivas rentabilidades são atualizadas todos os dias.

Se você resgatar o seu dinheiro antes do prazo, vai receber o correspondente ao dia de retirada. Se, nesse dia, o valor de venda for menor do que o valor que você tinha estabelecido, você perde dinheiro. E o contrário também acontece: você pode ganhar ainda mais do que tinha previsto. Tudo depende dos das taxas e preços do dia.

Portanto, o risco do Tesouro Direto está na liquidez dos títulos. Você pode acabar perdendo dinheiro se resgatar o valor antes do prazo final.

Dica: o Tesouro Selic é o único título do Tesouro Direto em que você não corre o risco de perder dinheiro se resgatar antes do prazo de vencimento!

Encontrou sua resposta?