O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Tesouro Nacional (governo federal). São oferecidas cinco opções de títulos públicos para o investidor escolher em qual quer investir o dinheiro. Conheça:

1. Tesouro IPCA+

É um título pós-fixado, ou seja, sua rentabilidade depende de um indexador e não pode ser definida com exatidão. Este título rende a taxa definida no momento do investimento + a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período definido. Isso significa que seu rendimento sempre estará acima da inflação brasileira. No Tesouro IPCA+, se você quiser resgatar o valor antes do prazo final, pode acabar perdendo dinheiro já que será executado o valor do título no dia do resgate e não o valor combinado no dia da aplicação.

2. Tesouro IPCA+ com juros semestrais
É exatamente igual ao Tesouro IPCA+, mas com a diferença que você vai receber o seu rendimento em parcelas de seis em seis meses ao invés de receber toda a quantia no prazo final. No Tesouro IPCA+ com juros semestrais, se você quiser resgatar o valor antes do prazo final, também pode acabar perdendo dinheiro.

3. Tesouro Prefixado
É um título prefixado, ou seja, sua rentabilidade não depende de um indexador e pode ser definida com exatidão. Este título rende exatamente a taxa definida no momento do investimento. Assim como no IPCA, no Tesouro Prefixado, se você quiser resgatar o valor antes do prazo final, pode acabar perdendo dinheiro já que será executado o valor do título no dia do resgate e não o valor combinado no dia da aplicação.

4. Tesouro Prefixado com juros semestrais
É exatamente igual ao Tesouro Prefixado, mas com a diferença que você vai receber o seu rendimento em parcelas de seis em seis meses ao invés de receber toda a quantia no prazo final. No Tesouro Prefixado com juros semestrais, se você quiser resgatar o valor antes do prazo final, também pode acabar perdendo dinheiro.

5. Tesouro SELIC
É um título pós-fixado, ou seja, sua rentabilidade depende de um indexador e não pode ser definida com exatidão. Este título rende a taxa definida no momento do investimento + a variação da SELIC no período definido. Isso significa que seu rendimento sempre estará acima da taxa básica de juros. O Tesouro SELIC é o único título em que você não corre o risco de perder dinheiro caso resgate antes do prazo final.

Encontrou sua resposta?