Na hora de aplicar o dinheiro, é muito importante ter uma reserva de emergência. A reserva de emergência é um dinheiro guardado que você só vai usar em caso de emergência.

É você quem define quanto vai querer guardar: pode ser o equivalente para seis salários; pode ser o seu custo de vida por um ano, entre outras opções.

Guardar esse dinheiro pode parecer um processo trabalhoso, mas, no final, vale a pena. O objetivo da reserva de emergência é trazer tranquilidade. Você precisa juntar essa quantia para deixá-la intocável! Caso aconteça alguma emergência, você pode ficar relaxado porque o seu dinheiro está ali guardado.

Vale lembrar que a reserva de emergência deve ser aplicada em investimentos que permitem o resgate a qualquer momento (ou seja, liquidez diária) e que sejam seguros (renda fixa).

Depois de ter juntado a quantia necessária para a sua reserva de emergência, você está apto para fazer investimentos mais arriscados e com liquidez no vencimento já que, se acontecer qualquer problema, você pode recorrer à sua reserva.

Encontrou sua resposta?