Os títulos do Tesouro Direto têm liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o seu dinheiro em qualquer momento antes do vencimento. É só realizar a venda do título pelo próprio sistema do Tesouro Nacional e, em um dia útil, o dinheiro estará de volta na conta de origem.

Mas cuidado! Nesse resgate, você pode acabar perdendo dinheiro. Sim, o Tesouro Direto é o investimento mais seguro do Brasil e você pode acabar perdendo dinheiro.

Os valores de venda dos títulos do Tesouro Direto e suas respectivas rentabilidades são atualizadas todos os dias. Ao comprar um título, você sabe quanto vai receber na data do vencimento.

Se você resolve tirar seu dinheiro antes do prazo, vai receber o correspondente ao dia de resgate. É aí que mora a pegadinha! Se, no dia em que você tirar o seu dinheiro, o valor de venda for menor do que o valor que você tinha estabelecido, você perde dinheiro. E o contrário também acontece: você pode ganhar ainda mais do que tinha previsto. Tudo depende dos das taxas e preços do dia.

Vale dizer que o Tesouro Selic é o único título do Tesouro Direto em que você não corre o risco de perder dinheiro se resgatar antes do prazo de vencimento.

Portanto, você pode resgatar o dinheiro antes do prazo, mas tome cuidado para não perder dinheiro!

Encontrou sua resposta?