LCI significa Letra de Crédito Imobiliário enquanto LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Elas são um tipo de investimento em renda fixa privada.

Ele são emitidas por bancos e, na prática, é como se você emprestasse o seu dinheiro ao banco.  Ao fazer esse empréstimo, o banco paga juros (rentabilidade) por pegar o seu dinheiro emprestado. No futuro, o banco devolverá esse dinheiro a você em uma quantia maior (rendimento).

A LCI possui exatamente as mesmas características que a LCA. A única diferença é que, na LCI, o seu dinheiro vai diretamente para o setor imobiliário - não podendo ser destinado a outras áreas. Na LCA, a aplicação vai diretamente para o agronegócio.

A maior vantagem das LCIs e LCAs é a isenção de cobrança de imposto de renda. Isso significa que você pode investir à vontade e não vai “perder” nada para o IR.

Elas são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ou seja, são opções muito seguras para você aplicar o seu dinheiro. 

Também vale dizer que, na maioria dos casos, as LCIs e LCAs possuem liquidez no vencimento (o resgate do dinheiro só é permitido no prazo de vencimento).

Gostou? Dá para investir em LCIs e LCAs com a partir de R$ 1.000,00 =)

Encontrou sua resposta?